Os 25 anos da cirurgia bariátrica no Ceará são tema do Questão de Ordem - QR Code Friendly
Terça, 20 Dezembro 2022 17:45

Os 25 anos da cirurgia bariátrica no Ceará são tema do Questão de Ordem

(1 Voto)
O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), recebe, nesta terça-feira (20/12), o médico cirurgião bariátrico Luiz Moura. O convidado vai falar sobre os 25 anos da cirurgia bariátrica no Ceará, que completou no dia 12 de dezembro. A data foi marcada pela Caminhada da Pesada e pela 10ª Jornada Científica do capítulo do Ceará, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

A Caminhada da Pesada reuniu em uma passeata pacientes que já passaram pelo procedimento ou que ainda vão fazer e ocorreu no último dia 10 de dezembro, com largada na estátua de Iracema Guardiã, na Praia de Iracema, finalizando no espigão do Náutico. A passeata mobilizou os pacientes para conscientizar sobre a importância da atividade física na qualidade de vida dos ex-obesos operados.
No evento, estiveram presentes os luminares da cirurgia bariátrica do Brasil que contribuíram com a consolidação dessa área de atuação no Estado.
Na ocasião, foi registrada a meta de 1.000 cirurgias realizadas no Hospital Dr. Cesar Cals.
No Ceará, o primeiro procedimento cirúrgico bariátrico foi inaugurado em 1997, tendo sido um marco histórico na medicina. Hoje, a cirurgia bariátrica e metabólica está consolidada como um tratamento eficaz contra a obesidade grave, mas, naquela época, ainda era cercada de dúvidas, e os pioneiros tiveram a missão de disseminar a técnica entre os cirurgiões e informar a sociedade sobre seus benefícios e, é claro, seus riscos.

Luiz Moura é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), doutor em Ciências Médico-Cirúrgicas pela UFC, mestre em Ciências Médico-Cirúrgicas pela UFC e tem residência em Cirurgia Geral no Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Também é cirurgião do aparelho digestivo, com área de atuação em Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

É diretor clínico do Núcleo do Obeso do Ceará, membro do Corpo Clínico da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, professor assistente da Universidade Estadual do Ceará (UECE), membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.

Wanessa Tavares

Edição: Adriana Thomasi