Escritor e jornalista Lira Neto é o convidado do Questão de Ordem - QR Code Friendly
Quarta, 31 Agosto 2022 14:29

Escritor e jornalista Lira Neto é o convidado do Questão de Ordem

Jornalista Renato Abreu e escritor e jornalista Lira Neto Jornalista Renato Abreu e escritor e jornalista Lira Neto
O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), recebe, nesta quarta-feira (31/08), o escritor e jornalista Lira Neto, que fala sobre a arte de biografar.

O cearense Lira Neto é o autor da biografia do fundador de um dos maiores grupos empresariais do Brasil, o Grupo Edson Queiroz. A obra será lançada no próximo dia 8 de setembro, às 19 horas, no auditório da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza (Unifor).

O livro narra a trajetória de Edson Queiroz, que faleceu há 40 anos, em um acidente aéreo. O legado do empresário entrou para a história como referência nacional na prestação de serviços como energia, alimentos, bebidas, eletrodomésticos, comunicação, agropecuária e incorporação imobiliária.

A publicação inicia a história com os pais do empresário, Genésio Queiroz e Cordélia Antunes Queiroz, que mudaram-se do município de Cascavel para Fortaleza, com objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida para os filhos, A obra descreve a vida de Edson Queiroz em sua infância, também como estudante, seu encontro com Yolanda Queiroz e o seu início como empresário.

Edson Queiroz, aos 26 anos, abriu uma distribuidora de gás de cozinha em Fortaleza intitulada Nacional Gás. Em 1959, fundou uma rede de lojas de eletrodomésticos e inaugurou o primeiro terminal oceânico de gás do Nordeste. Após 70 anos, a Nacional Gás tornou-se uma das maiores distribuidoras do Brasil.

Nos anos seguintes, Edson Queiroz comprou a Rádio Verdes Mares AM, a Indaiá, criou a Esmaltec e a Universidade de Fortaleza (Unifor) como a primeira instituição de ensino superior privada do Estado. O empresário geriu as empresas até 1982, quando morreu em um acidente aéreo na Serra da Aratanha, em Pacatuba. Por essa razão, a empresa passou a ser gerida pela esposa, Yolanda Queiroz, e posteriormente pelos filhos, Airton Queiroz e Edson Filho.

Na entrevista, Lira Neto menciona ainda o curso “A arte da biografia: como escrever histórias de vida”, que será realizado na Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, em formato híbrido, de 12 a 16 de setembro, no horário de 19h às 22h.

O curso, ministrado por Lira Neto, abordará a realização de pesquisa para biografia e a estrutura do texto, além da relação do biógrafo com o biografado. A inscrição é realizada no site da Unifor. A formação é paga e as vagas são limitadas.

O escritor aborda ainda sua obra “Padre Cícero- Poder, Fé e Guerra no Sertão", que promove um mergulho na vida do padre Cícero Romão Batista, o mais amado e controverso líder religioso e político que o Brasil já teve - e um dos personagens mais fascinantes da nossa história.

No último dia 20 de agosto, foi anunciada pelo Vaticano autorização do processo de beatificação de Padre Cícero Romão Batista, sendo um dos marcos da reaproximação da Igreja Católica com o religioso considerado "santo popular" pelos milhares de romeiros que todos os anos visitam a cidade de Juazeiro do Norte, no Cariri.

O escritor e jornalista Lira Neto é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutorando em História pela Universidade de Coimbra (Portugal). Conquistou o Prêmio Jabuti de Literatura em quatro ocasiões (2007, 2010, 2013 e 2014) e uma vez o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA (2014).

Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h.

LV/LF

Lido 704 vezes Última modificação em Quarta, 31 Agosto 2022 16:46