Guia Prático das Eleições 2022 é tema do Questão de Ordem desta quarta-feira - QR Code Friendly
Quarta, 13 Julho 2022 14:10

Guia Prático das Eleições 2022 é tema do Questão de Ordem desta quarta-feira

(1 Voto)
O programa Questão de Ordem, da TV Assembleia (canal 31.1), recebe, nesta quarta-feira (13/07) os advogados; Luciana Carneiro e Thiago Façanha. Ambos vão falar sobre o lançamento do "Guia Prático das Eleições 2022", com o prefácio do ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Henrique Neves.

A publicação tem como objetivo facilitar o acesso às informações e construir um "Guia Prático das Eleições 2022", para servir no assessoramento daqueles que, direta ou indiretamente, participam do eleitoral. Para tanto, foi realizado um acompanhamento da evolução da sistemática normativa eleitoral, passando pelas principais inovações e pelos mais atuais entendimentos jurisprudencias.

Os autores destacam no "Guia Prático das Eleições 2022", um avanço na busca pela efetivação de iniciativas voltadas à inserção de mulheres e  pessoas negras nos espaços políticos-institucionais, inclusive com a adequação das normas para uma linguagem inclusiva de gênero.

No material, os leitores podem encontrar uma visão panorâmica de temas sensíveis, como pesquisas eleitorais, federações partidárias, convenções partidárias, registro de candidatura, propaganda eleitoral, arrecadação de recursos, além de temas inovadores como Lei de Combate à Violência Política contra a Mulher, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e muito mais.

Luciana Carneiro é mestranda em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem pós-graduação em Direito e Processo Eleitoral pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É membro da Conferência Americana de Organismos Electorales Subnacionales por la Transparencia Electoral (CAOESTE), do Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar (Parla) e do Observatório de Violência Política contra a Mulher.

Já Thiago Façanha é membro efetivo da Academia Cearense de Matemática (ACM), coordenador adjunto de Articulação Social da Academia Cearense de Direito (ACED) e assessor parlamentar na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).

Ele atuou como assistente de Unidade Judiciária do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/CE), diretor do Instituto Promover e assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte. O programa também é transmitido pela rádio FM Assembleia (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h. WT/CG

Lido 582 vezes Última modificação em Quarta, 13 Julho 2022 14:22