Comitê de Responsabilidade Social da AL recebe Selo TCE Ceará Sustentável - QR Code Friendly
Quarta, 15 Dezembro 2021 09:14

Comitê de Responsabilidade Social da AL recebe Selo TCE Ceará Sustentável

Comitê de Responsabilidade Social da AL recebe Selo TCE Ceará Sustentável Foto: Bia Medeiros
A Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Comitê de Responsabilidade Social, recebe, em solenidade nesta quinta-feira (16/12), às 10h, o Selo TCE Ceará Sustentável 2020-2021, outorgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A solenidade de premiação será no Plenário do Edifício Antônio Coelho, sede do tribunal.

O Selo TCE Ceará Sustentável é uma ação que objetiva reconhecer iniciativas de desenvolvimentos sustentáveis criadas pelos poderes, órgãos ou entidades no estado do Ceará e condecorar instituições que se preocupam com a responsabilidade socioambientale investem nela.

O presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT), comemora a premiação e afirma que as ações do comitê aproximam a Casa Legislativa das pessoas. "O Comitê de Responsabilidade Social é uma grande conquista para a Assembleia Legislativa e para os cearenses. É uma forma de cuidarmos e estarmos próximos das pessoas, escutando suas necessidades e anseios. Dessa maneira, podemos atuar diretamente por uma sociedade mais justa", pontua.

Idealizadora do Comitê de Responsabilidade Social, a primeira-dama da AL, Cristiane Leitão, ressalta que o selo reconhece a importância do trabalho que a Casa Legislativa vem desenvolvendo nas áreas de sustentabilidade e responsabilidade social, iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A partir de iniciativas como o selo, segundo Cristiane Leitão, a população cearense pode conhecer melhor as ações das instituições públicas, com foco na sustentabilidade. “Todas as gestões públicas devem ter esse olhar para as áreas de sustentabilidade e responsabilidade social como busca do desenvolvimento coletivo da sociedade”, comenta.

O programa AL Sustentável engloba as ações para promover o consumo sustentável de materiais e recursos dentro da Casa Legislativa, assim como promover a educação ambiental e a responsabilidade social entre os servidores, colaboradores e as comunidades do entorno.

Entre as ações estçao a modernização e fortalecimento da gestão de água e de energia da AL, o gerenciamento de resíduos sólidos e de materiais de consumo, que incluem campanhas, cursos de capacitação e doação de mudas, assim como a parceria com agentes ambientais.

O Selo TCE Ceará Sustentável contempla entre as ações diversos ODS da ONU, como as que abordam Água potável e saneamento (6); Energia limpa e acessível (7); Redução das desigualdades (10); Consumo e produção responsáveis (12); Ação contra a mudança global do clima (13) e Vida Terrestre (15).

A Assembleia Legislativa do Ceará já foi agraciada com o Selo TCE Ceará Sustentável em 2019, quando foram reconhecidas ações da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O prêmio na edição 2020-2021 reforça o trabalho contínuo e qualificado que a AL vem realizando na área da sustentabilidade.

Também foram contemplados com o Selo TCE Ceará Sustentável 2020-2021 o Instituto de Meio Ambiente do Município de Itapipoca, a Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos do Município de Juazeiro do Norte e a Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE).

JI/AT

Lido 1035 vezes Última modificação em Quinta, 16 Dezembro 2021 14:11