Solenidade na Alece homenageia profissionais e comemora Dia do Arquiteto - QR Code Friendly
Sexta, 09 Dezembro 2022 10:49

Solenidade na Alece homenageia profissionais e comemora Dia do Arquiteto

Solenidade na Alece homenageia profissionais e comemora Dia do Arquiteto Foto: Leomar
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na manhã desta sexta-feira (09/12), no Plenário 13 de Maio, sessão solene em celebração ao Dia do Arquiteto, comemorado oficialmente no dia 15 de dezembro. A solenidade atende a requerimento dos deputados Carlos Felipe (PCdoB) e Fernanda Pessoa (União).

O Dia do Arquiteto e Urbanista foi instituído no Brasil pela Lei nº 13.627, de 16 de janeiro de 2018, e homenageia os profissionais responsáveis por pensar e projetar o plano e design de uma construção. A data escolhida é uma homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, por ser o dia do seu nascimento e também pela fundação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

O deputado Carlos Felipe avaliou como excepcional o impacto do trabalho do arquiteto na vida das pessoas e das cidades com seus projetos, que otimizam os espaços e os tornam funcionais. O parlamentar leu também uma mensagem de Roberto Martins Castelo, arquiteto do projeto da Assembleia Legislativa do Ceará, um dos homenageados, onde fala da interação do prédio do Legislativo com a cidade e com as pessoas, como deve ser a Casa do Povo.

“Agradeço ainda o papel de vocês na sociedade. A influência de vocês está em todos os lugares. O Brasil precisa referenciar e valorizar ainda mais o trabalho dos arquitetos e urbanistas. Este momento aqui é para valorizá-los e destacar para a sociedade a importância de vocês”, afirmou o parlamentar.

A deputada Fernanda Pessoa afirmou ser fã e destacou o trabalho dos arquitetos nos lares das pessoas, criando e otimizando espaços aconchegantes e utilitários por menores que sejam. “Para mim é não é apenas uma profissão, mas sim um dom, que pode moldar e criar espaços facilitadores de relações. Seus trabalhos e projetos mudam a realidade de um município, de um estado e de um país”, disse.

A arquiteta Jaqueline Fiuza, homenageada que integrou a mesa da solenidade, destacou sua felicidade na profissão e lembrou da responsabilidade das ações e dos projetos executados para a vidas das pessoas e das famílias, nos seus lares ou empresas. “Que vocês sejam também felizes nessa profissão, assim como eu, e que honrem e busquem fazer sempre o melhor para as pessoas por meio do seu trabalho”, pontuou.

A arquiteta Mônica Albuquerque, também homenageada, afirmou que para exercer a profissão é necessário ter dom. Segundo ela, executar a parte técnica, qualquer um pode fazer, mas para desempenhar um trabalho bem feito é necessário trabalhar com amor à profissão e ao que ela representa para as pessoas. Já a arquiteta Brenda Rolim enfatizou o papel do arquiteto na sociedade e sua contribuição na evolução das civilizações em todo o mundo ao longo dos séculos.

Além dos parlamentares, compuseram a mesa da solenidade o secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Trabalho (Sedet), Sérgio Monteiro Cavalcante; o arquiteto e CEO da ARD grupo, José Fontenele; a orientadora da Célula de Engenharia da Alece, Simara Diógenes Pinheiro Teixeira Rocha; o ex-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), secção Ceará, Antônio Custódio; e a arquiteta Jaqueline Fiuza.

Foram homenageados 19 arquitetos na solenidade: Simara Diógenes Pinheiro Teixeira Rocha, Ana Fiuza Barbosa Cordeiro Mota, Antônio Custódio dos Santos Neto, Brenda Rolim Chaves, Danielle Albuquerque Valente Lopes, Fabio da Silva Freire, Fausto Nilo Costa Júnior, Inês Sylvia Montenegro Cavalcante, Jaqueline Vieira Fiuza, Juliana Maria Mesquita Ribeiro, Lucas Aguiar Vieira Cunha, Maria das Graças Gino de Amorim, Maria Inês Câmara Porto, Mônica Maria Peixoto Albuquerque, Roberto Martins Castelo, Rodrigo de Paula Pessoa Maia, Sabrina Nascimento Costa, Thalita Cirino Carvalho e Viviane Barbosa Gomes Ferreira Cruz.

GS/LF

Lido 650 vezes Última modificação em Segunda, 12 Dezembro 2022 06:55