Alece e Sintaf assinam acordo para promoção de projetos e pesquisas![]() A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) assinou, na manhã desta quinta-feira (19/01), na sede Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), acordo de cooperação técnica com o Sintaf, visando a promoção de programas e projetos científicos e pesquisas tecnológi ... Leia mais |


FM Assembleia vence Prêmio TJCE de Jornalismo 2022 na categoria Mídia ... Com a reportagem “Tempo de Justiça: O Estado do Ceará na luta contra a impunidade”, a Rádio FM Assembleia vence o Prêmio TJCE de Jornalismo 2022, na categoria “Mídia Radiofônica&... | Programa Alcance abre inscrições para cursos profissionalizantes gratu... O Programa Alcance, da Assembleia Legislativa do Ceará, está com inscrições abertas ao público para cursos on-line profissionalizantes para jovens e adultos, gratuitos e com direito à certificaç&ati... |
É uma Ouvidoria de Educação, que recebe denúncias e sugestões da comunidade encaminhando-as aos órgãos competentes, para que sejam tomadas as providências necessárias para a superação das dificuldades.
Como e Onde Funciona
O Centro Darcy Ribeiro funciona na Assembléia Legislativa do Ceará, na sala 107, com atendimento ao público de segunda a sexta nos horários de 8:00 às 12:00 horas e de 14:00 às 18:00 horas. Os trabalhos de atendimento e acompanhamento de fiscalização nas escolas estaduais e municipais são realizados por integrantes da Comissão de Defesa do Direito à Educação, Comissão de Educação da Câmara Municipal de Fortaleza, e Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará. Conta também com a participação de entidades, movimentos populares, organizações não-governamentais, órgãos de fiscalização, universidades, Ministério Público, Conselho de Educação e dos Conselhos Tutelares.
Quem foi Darcy Ribeiro
" Creio haver provado que só há uma solução para os problemas brasileiros da educação. Uma única. Exclusivamente uma: levar a educação a sério. É enfrentar a tarefa de criar, aqui e agora, para todas as crianças, a escola primária universal e gratuita que o mundo criou."
Darcy Ribeiro
Etnólogo, antropólogo, professor, educador, ensaísta e romancista, Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros (MG), em 26 de outubro de 1922, e morreu em Brasília, DF, em 17 de fevereiro de 1997. Eleito em 8 de outubro de 1992 ocupou a Cadeira nº 11, sucedendo a Deolindo Couto.
Diplomou-se em ciências sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1946), com especialização em Antropologia. Etnólogo do Serviço de Proteção aos Índios, dedicou os primeiros anos de vida profissional (1947-56) ao estudo dos índios do Mato Grosso, Amazonas, Brasil Central, Paraná e Santa Catarina. Nesse período fundou o Museu do Índio, que dirigiu até 1947, e criou o Parque Indígena do Xingu. Escreveu uma vasta obra etnográfica e de defesa da causa indígena. Elaborou para a Unesco um estudo do impacto da civilização sobre os grupos indígenas brasileiros no século XX e colaborou com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) na preparação de um manual sobre os povos aborígenes de todo o mundo. Organizou e dirigiu o primeiro curso de pós-graduação em Antropologia, tendo sido professor de Etnologia da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (1955-56).
Diretor de Estudos Sociais do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais do MEC (1957-61); presidente da Associação Brasileira de Antropologia. Participou da defesa da escola pública; criou a Universidade de Brasília, de que foi o primeiro reitor; foi ministro da Educação do Governo Jânio Quadros (1961) e chefe da Casa Civil do Governo João Goulart, tendo sido um dos líderes das
Agenda de Eventos
29/11/2202 - |
||
Ver detalhes |
---|