AL reconhece dedicação dos servidores públicos em solenidade - QR Code Friendly
Sexta, 12 Novembro 2021 17:49

AL reconhece dedicação dos servidores públicos em solenidade

Sessão solene em comemoração ao dia do servidor público Sessão solene em comemoração ao dia do servidor público Foto: Máximo Moura
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará homenageou os servidores públicos pela dedicação e trabalho em prol da população durante sessão solene nesta sexta-feira (12/11). O evento faz referência ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro e atendeu requerimento dos deputados Carlos Felipe (PCdoB) e Audic Mota (PSB), homenageando profissionais de diversas áreas do serviço público.

Em vídeo, o deputado Carlo Felipe comentou que a iniciativa da solene é uma “forma de prestigiar o grande trabalho que o servidor faz para a população cearense, sobretudo nesse momento que vivemos dessa grande pandemia”. Ele apontou que é por meio dos servidores que o poder público em suas diferentes esferas chegam à população.

O parlamentar abordou ainda as dificuldades que os servidores vêm enfrentando nos diferentes níveis e categorias, como questões de reajuste, Plano de Carreiras, Cargos e Salários, realização de concursos e precarização. “Queria não só reconhecer o papel e importância dos servidores e homenagear, mas também ser um instrumento de valorização na prática das suas ações e trabalho”, disse.

O deputado Audic Mota destacou a solene como momento de “reconhecer quem se dedica a dar o melhor de si para que essa grande máquina que é o Estado, em especial o Estado do Ceará, possa funcionar e  entregarmos a contento ao cidadão um serviço público de qualidade, transparente e que efetivamente reconheça o nosso princípio democrático, republicano, a isonomia e o que há de melhor no serviço público”.

Marta Brandão, presidente do Sindsaúde, destacou os servidores que atuaram e se arriscaram no combate à pandemia e cobrou mais valorização por parte dos gestores, assim como educação continuada. Ela elencou algumas das ameaças enfrentadas, como a PEC 32, a Reforma da Previdência, a falta de reajuste e a inflação que corrói os salários já defasados da maioria dos servidores.

Flávio Ataliba, titular da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), destacou o Ceará como referência em diversas áreas e ressaltou que esses resultados são reflexo do empenho dos servidores. Reconhecendo os desafios, o secretário citou o trabalho do Governo do Estado para a valorização do servidor público a partir de avaliação e implementação de PCCS e reajustes.

Inácio Arruda, titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), defendeu o concurso público como forma de acesso ao serviço público, ressaltando a necessidade de mobilização para que mais certames sejam realizados. Ele comentou ainda o trabalho do Governo do Estado para corrigir falhas que afetavam diversas categorias, afirmando que ainda existe muito trabalho nesse aspecto a ser feito.

Luís Edson Sales, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da AL e Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará(Assalce), enalteceu os servidores por meio do reconhecimento da adaptação, dedicação e reinvenção para seguirem prestando serviços durante a pandemia nas diversas áreas.
Participaram da solenidade Fernando Faria Bezerra, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema); Maiquel Mendes, da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP); Diego Barreto, delegado da Polícia Civil e suplente de deputado estadual; Ana Paula Brandão (PDT), vereadora de Fortaleza, representando a Câmara Municipal e presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren).

Também estiveram presentes Francisco Will Cabral Filho, da Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv); Stella Cavalcante, da Secretaria da Educação (Seduc) e Paulo César Moreira de Sousa, da Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra).

SA/CG

Lido 1103 vezes Última modificação em Sexta, 12 Novembro 2021 18:12