Trabalho realizado pela APDMCE é destacado em sessão solene na AL - QR Code Friendly
Segunda, 02 Dezembro 2019 18:10

Trabalho realizado pela APDMCE é destacado em sessão solene na AL

Os 32 anos da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE) foram comemorados durante sessão solene realizada no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira (02/12).

O deputado Nezinho Farias (PDT), autor da homenagem, destacou o papel da APDMCE para o desenvolvimento dos municípios cearenses. “Ao longo desses 32 anos, a APDMCE tem realizado um importante trabalho para o desenvolvimento dos municípios cearenses. Como exemplo, temos a criação do Amigos da Leitura, o maior projeto de incentivo à leitura do Norte e Nordeste, além da formação de parcerias com o Governo do Estado, a Assembleia Legislativa, o Banco do Nordeste do Brasil e o Unicef para a implementação de ações no sentido de promover a qualidade de vida de crianças, jovens, adultos e idosos”, afirmou.

Nezinho Farias lembrou que a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios, desde a sua criação, em setembro de 1987, foi representada por mulheres fortes, dedicadas e comprometidas com a melhoria da qualidade de vida dos munícipes cearenses. A homenagem, para Nezinho Farias, representa o reconhecimento do trabalho realizado pela Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará.

A presidente da APDMCE, Sônia Fortaleza, fez um breve relato da história da associação e lembrou que a trajetória de 32 anos só foi possível devido às ex-presidentes, que trabalharam de forma dedicada na construção de um Ceará melhor. “A entidade, formada por mulheres, nasceu com a vontade de contribuir com os municípios no sentido de melhorar e consolidar as políticas públicas municipais para promover uma melhor qualidade de vida dos cearenses”, acrescentou.

A ex-primeira dama de Horizonte, Jô Farias, agradeceu a homenagem em nome de todas as ex-presidentes. Ela destacou as parcerias com o Unicef, através de Ruy Aguiar, e com a Aprece, na pessoa do ex-presidente Expedito Nascimento, na implementação de políticas públicas e projetos destinados à família, à criança e aos idosos. “A APDMCE tem sim uma história de sucesso”, pontuou.

O promotor Hugo Porto, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa da Cidadania (CAO-Cidadania) fez um balanço dos projetos Municipaliza e Vidas Preservadas, realizados em parceria com a APDMCE com objetivo de reduzir as mortes no trânsito e prevenir o suicídio. “Merece referência o poder articulador da associação, que é formada por um time enxuto, mas regrado pelo comprometimento e pela competência. O  que fizemos juntos até agora já fez muita diferença na vida das pessoas”, afirmou.

Foram homenageados com a entrega de certificados Maria Amélia Prudente Pinheiro, secretária-executiva da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE); a Fundação Demócrito Rocha, representada pela jornalista Lêda Maria; o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca); o Selo Unicef, representado pelo chefe do escritório do Unicef em Fortaleza, Ruy Aguiar; a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece); os projetos Municipaliza e Vidas Preservadas, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE); o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedi-CE), na pessoa do presidente Raphael Franco Castelo Branco Carvalho, e a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE).

Também participaram da solenidade Oderlânia Leite, coordenadora da Secretaria de Educação (Seduc), representando a secretária, Eliana Estrela; as primeiras-damas de Itaiçaba, Erlane Maia; de Solonópole, Dárcia Pinheiro; de Mombaça, Jaqueline Evangelista; de Horizonte, Vânia Dutra; a prefeita de Independência, Iris Martins; o prefeito de Penaforte, Agábio Sampaio; Meyre Costa Lima, do Movimento das Mulheres do Parlamento Cearense; o Coral da Felizidade e a banda de música Horizonte, entre outros.

WR/CG

Lido 2134 vezes Última modificação em Segunda, 02 Dezembro 2019 18:40