Abluesando recorda a carreira do cantor americano Lightnin' Hopkins - QR Code Friendly
Sexta, 19 Outubro 2018 16:36

Abluesando recorda a carreira do cantor americano Lightnin' Hopkins

O programa Abluesando, da FM Assembleia (96,7 MHz), relembra, nesta sexta-feira (19/10), as canções do pianista Lightnin' Hopkins. Nascido em Centerville, Texas, nos Estados Unidos, em março de 1912, ele foi cantor de blues country americano, compositor, guitarrista e pianista.

Quando criança, Lightnin' ouvia muito blues. Desenvolveu um apreço por esse estilo musical aos oito anos de idade. Lightnin' passou a aprender com seu primo mais velho, o cantor de blues country Alger "Texas" Alexander.

Na década de 1930, Lightnin' Hopkins foi preso por motivos desconhecidos. No final dos anos 1930, mudou-se para Houston com Alexander, seu primo, em uma tentativa de ter oportunidade no cenário musical. No início dos anos 1940, o guitarrista estava de volta a Centerville, trabalhando como operário agrícola.

Hopkins tentou conquistar seu espaço como artista, pela segunda vez, em Houston, nos Estados Unidos, em 1946. Enquanto cantava, foi descoberto por Lola Anne Cullum, da gravadora Aladdin Records, com sede em Los Angeles. Ela o convenceu a viajar para Los Angeles, onde acompanhou o pianista Wilson Smith. Os dois passaram a tocar juntos.

A dupla gravou doze faixas em suas primeiras sessões em 1946. Um executivo da gravadora decidiu que a dupla precisava de mais dinamismo em seus nomes e os apelidou de Hopkins "Lightnin'" e Wilson "Thunder". Hopkins gravou mais músicas para Aladdin em 1947.

Ao retornar a Houston, Hopkins começou a gravar para outra gravadora, a Gold Star Records. Estima-se que ele tenha gravado entre oitocentas e mil músicas em sua carreira. Ele se apresentava regularmente em boates em Houston e arredores, particularmente na Dowling Street, onde fora descoberto por sua antiga gravadora, a Aladdin.

Ele gravou os discos de sucesso "T-Model Blues" e "Tim Moore's Farm" no SugarHill Recording Studios, em Houston. Em meados da década de 1950, sua produção de gravações havia lhe garantido seguidores entre afro-americanos e aficionados pelo blues.

Lightnin' Hopkins morreu de câncer de esôfago, em Houston, em 30 de janeiro de 1982, aos 69 anos. Seu obituário no jornal norte-americano New York Times o descreveu como "um dos grandes cantores de blues country e talvez a maior influência individual em guitarristas de rock".

Produzido e apresentado pelo jornalista Robério Lessa, o Abluesando vai ao ar todas as sextas-feiras, a partir das 20h.

LV/LF

Lido 2014 vezes