FM Assembleia faz balanço das atividades e das conquistas alcançadas em 2022 - QR Code Friendly
Quinta, 05 Janeiro 2023 14:08

FM Assembleia faz balanço das atividades e das conquistas alcançadas em 2022 Destaque

FM Assembleia faz balanço das atividades e das conquistas alcançadas em 2022 Foto: Leomar
No ano de 2022, a rádio FM Assembleia (96,7MHz) buscou estar mais perto do ouvinte por meio de suas plataformas digitais. Além de manter sua cobertura diária das atividades do Parlamento estadual, a emissora também apresentou matérias aprofundadas sobre temas relevantes para o Estado, sendo reconhecida por esse trabalho.

Ao longo do ano passado, a FM Assembleia produziu 21 reportagens especiais, e 12 delas foram vencedoras de prêmios. Entre as premiadas estão as matérias “Cadeias Produtivas: O Recomeço em Presídios”, de Ian Gomes, e “IrrigaPET: A educação que rega sonhos no semiárido”, de Rafael Veras, que receberam o primeiro e o terceiro lugar, respectivamente, no Prêmio Gandhi de Comunicação 2022.

As produções “Brasileiros Invisíveis: O drama de quem não tem registro”, de Silvio Augusto, e “Hanseníase: A dívida social com os filhos de um Apartheid brasileiro”, de Davi Holanda, foram vencedoras, respectivamente, do primeiro e do segundo lugares da 6ª edição do Prêmio de Jornalismo da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC), na categoria de Radiojornalismo.

A FM Assembleia conquistou ainda o terceiro lugar na categoria Áudio da 9ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, com a reportagem “De Pequenos Negócios a Grandes Varejos: Histórias de sucesso de supermercadistas do Ceará”, de Eveline Urano.

Outro destaque nas premiações foi a reportagem “Voto de papel: Uma página virada”, de Jocasta Pimentel, vencedora do prêmio de jornalismo do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).

A reportagem “O primeiro diploma da família”, de Ian Gomes, ficou entre os três finalistas do prêmio de jornalismo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

"O quantitativo de premiações da emissora é fruto de um trabalho com foco na descentralização da gestão, iniciada em 2021, por Rafael Luis Azevedo, que atualmente está à frente da TV Assembleia. Houve o envolvimento de um maior número de jornalistas na produção das matérias especiais. Esses jornalistas encararam o desafio das produções de modo entusiasmado, e a qualidade das produções foi traduzida em premiações de jornalismo”, avalia a gerente-geral da rádio FM Assembleia, Tarciana Campos.

PROGRAMAS MULTIPLATAFORMA

A FM Assembleia realiza a produção de quatro programas multiplataforma, exibidos tanto na FM como no YouTube e na TV Assembleia. Foram realizados 31 programas Conexão Assembleia, apresentados pela jornalista Kézya Diniz. Neste ano, o programa entrevistou o senador eleito Camilo Santana, o governador eleito Elmano de Freitas, entre outros convidados.

O programa Terceiro Expediente, veiculado na rádio FM Assembleia e no YouTube, passou a ser exibido na TV Assembleia. A produção realiza  entrevistas com os 46 deputados da Assembleia.

Em março de 2022, deu-se a estreia de mais uma produção multiplataforma da rádio FM Assembleia. O Chacrinha Tinha Razão passou a ser veiculado quinzenalmente, em plataformas de podcast, no YouTube, na FM e na TV Assembleia.

A jornalista Kézya Diniz também assumiu a apresentação do programa Narcélio Limaverde, em decorrência do falecimento do radialista Narcélio, em 26 de janeiro de 2022. Como forma de homenagem, o nome do programa permaneceu. A atração vai ao ar na FM Assembleia, é veiculada em vídeo pelo YouTube e pelo Facebook da Alece e é disponibilizada nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.

COBERTURA DAS ELEIÇÕES

Veículos de comunicação da Assembleia promoveram, em 2 de outubro e em 30 de outubro de 2022, a primeira cobertura multiplataforma do Poder Legislativo estadual, durante as eleições. Foram mais de 20 horas de transmissão ao vivo simultânea, envolvendo rádio FM Assembleia (96,7 MHz), TV Assembleia (canal 31.1) e mídias sociais da Alece. Na transmissão conjunta, repórteres da FM e da TV Assembleia acompanharam e transmitiram ao vivo o voto dos principais candidatos ao Governo do Estado, bem como a movimentação nas seções eleitorais.

PODCASTS

Desde 2021, a rádio FM Assembleia passou a contar com uma família de sete podcasts, para veiculação de conteúdos na internet. Os canais estão disponíveis nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Google Podcasts e Apple Podcasts. Nas plataformas, a rádio FM Assembleia publica conteúdos jornalísticos e culturais da programação.

As produções tiveram 4.853 acessos. Segundo dados da plataforma Spotify, foram 9.755 minutos de conteúdo novo. Os podcasts têm sido acessados de outros países, como Portugal e Austrália.

SOBRE A RÁDIO FM ASSEMBLEIA

A rádio FM Assembleia (96,7MHz) é uma emissora institucional, criada por meio da Lei 13.451, de 14 de abril de 2004, de autoria da Mesa Diretora, que tem como finalidade transmitir as atividades do Legislativo estadual.

Trata-se de uma emissora pública e educativa, com forte compromisso com a difusão da cultura local e nacional. Diariamente transmitimos ao vivo as sessões ordinárias, extraordinárias e solenes realizadas no Plenário 13 de Maio, bem como as reuniões e audiências públicas realizadas pelas comissões técnicas da Casa.

Juliana Melo/com Assessoria

Edição: Lusiana Freire