Equipes da FM Assembleia e Revista Plenário vencem Prêmio Gandhi 2022 - QR Code Friendly
Quinta, 15 Dezembro 2022 15:37

Equipes da FM Assembleia e Revista Plenário vencem Prêmio Gandhi 2022

Equipes da FM Assembleia e Revista Plenário vencem Prêmio Gandhi 2022 Foto: Divulgação
Equipes da rádio FM Assembleia (96,7MHz) e da revista Plenário, veículos que integram a Coordenadoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Ceará, conquistaram, nesta quarta-feira (14/12), três prêmios na 15ª edição do Prêmio Gandhi de Comunicação, organizado pela Agência da Boa Notícia. A edição teve recorde de trabalhos inscritos, 181 no total. O setor de Comunicação da Alece venceu nas categorias de Fotojornalismo (com a Revista Plenário) e Radiojornalismo (FM Assembleia), nesta última, os profissionais da emissora conquistaram também a terceira colocação.

Na categoria Radiojornalismo, a equipe da rádio Assembleia foi vencedora com a reportagem especial “Cadeias Produtivas, o Recomeço em Presídios”. O trabalho narra o desafio dos internos de presídios do Ceará na busca de recomeçar suas vidas trabalhando nas casas de detenção. Segundo a jornalista Ian Gomes, produtora e editora da reportagem, mais de cinco mil internos trabalham hoje dentro dos presídios cearenses.

Ian conta que, quando a pauta foi definida, ela disse ao então diretor da FM Assembleia, jornalista Rafael Luis Azevedo, que queria "olhar nos olhos dessas pessoas que estão reconstruindo suas vidas atrás das grades e contar essa história”, revela. Além da própria Ian e de Rafael (revisão de texto), a equipe da reportagem foi formada por Jorge Luiz (edição de cortes e sonoplastia) e Ronaldo César (supervisão de áudio).

Na mesma categoria, a emissora ficou também com o terceiro lugar, com a reportagem “IrrigaPET: A Educação que Rega Sonhos no Semiárido”. A equipe dessa vez foi formada por Rafael Veras (produção e narração), Rafael Luis Azevedo (edição de texto), Ronildo Lins (edição de áudio) e Ronaldo César (sonoplastia).

FOTOJORNALISMO

A revista Plenário venceu na categoria Fotojornalismo, com as imagens do fotógrafo Dário Gabriel na reportagem “O Sobrevivente”, que conta a história de Joaquim Barbosa e mostra sua resistência aos campos de concentração do Ceará. A equipe responsável pela matéria foi composta por Dídio Lopes (repórter), Dário Gabriel (fotografia), Odério Dias (webdoc), Sidney Marques (motorista) e Carmem Ciene (revisão de texto).

Para Dário Gabriel, o prêmio “mostra que nossa revista está em um caminho importante, com grandes matérias, com boas notícias”. Ele acrescentou que a importância do Prêmio Gandhi está no valor que é dado para a humanidade das pessoas, incentivando a cultura de valores essenciais. “A essência do ser humano precisa ser sempre valorizada, sua capacidade de recomeçar, de não se entregar, de superar todas as dificuldades, encarando a vida com dignidade e sem rancor”, pontuou. O fotógrafo disse ainda estar feliz de ver a nova geração dar importância ao tema.

Serviço: Confira os links das matérias premiadas:

1º lugar Radiojornalismo: https://spoti.fi/3Pu8gGN

3º lugar Radiojornalismo: https://spoti.fi/3FvUhfc