Alece realiza solene para celebrar os 50 anos do curso de Enfermagem da UVA - QR Code Friendly
Quinta, 15 Dezembro 2022 09:43

Alece realiza solene para celebrar os 50 anos do curso de Enfermagem da UVA

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, na sexta-feira (16/12), às 15h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene para celebrar os 50 anos  do curso de Enfermagem da Universidade Vale do Acaraú (UVA). A homenagem atende solicitação da deputada Augusta Brito (PT).

Para a autora do requerimento da solene, o curso de Enfermagem da Universidade Vale do Acaraú  tem uma notória importância para a Região. "Trouxe transformações significativas nos serviços de saúde e melhoria na assistência de enfermagem à população, e tem se constituído como uma referência e liderança para as demandas sociais e da própria profissão. Tenho orgulho de fazer parte dessa história, de ser ex-aluna do curso. Guardo com carinho todas as lembranças e ensinamentos que tive ali", afirmou a deputada.

O curso de graduação da Enfermagem, como informa a parlamentar em seu requerimento, iniciou  em 03 de junho de 1971, com a criação da Faculdade de Obstetrícia de Sobral, pelo Conselho Diretor da Fundação Vale do Acaraú. Foi o  terceiro curso criado na instituição, então autarquia municipal.

A autorização para funcionamento  como curso de Enfermagem, com habilitação em Obstetrícia, ocorreu em 23 de janeiro de 1975, pelo Decreto nº 75.269. O reconhecimento pelo então Conselho Federal de Educação, mediante Portaria nº 1.226  do Ministério da Educação (MEC), publicada  no Diário Oficial da União, ocorreu em 1979.

Augusta Brito lembra que  a UVA, , foi reconhecida e encampada, como autarquia, pelo Governo do Ceará, conforme Lei 10.033 de 10 de outubro de 1984 e passou a universidade pertencente o sistema estadual de ensino superior. "Nesse período foram incorporados pela Uva novos edifícios, entre eles, os do campus Derby, onde passou a funcionar o Centro de Ciências da Saúde (CCS), com os cursos de Enfermagem e Educação Física", lembra a deputada.

Da Redação/com Assessoria

Lido 701 vezes Última modificação em Sexta, 16 Dezembro 2022 16:06