Dia do Marinheiro é celebrado em solenidade na Assembleia Legislativa - QR Code Friendly
Quinta, 08 Dezembro 2022 17:25

Dia do Marinheiro é celebrado em solenidade na Assembleia Legislativa

Dia do Marinheiro é celebrado em solenidade na Assembleia Legislativa Foto: Marcos Moura
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizou sessão solene, na tarde desta quinta-feira (08/12), no Plenário 13 de Maio, para celebrar o Dia do Marinheiro, comemorado oficialmente em 13 de dezembro, data de nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré.

O deputado Manoel Duca (Republicanos), autor do requerimento subscrito pelo deputado Danniel Oliveira (MDB), ressaltou que o Dia do Marinheiro é uma das datas mais importantes a serem celebradas no calendário cívico nacional, e o patrono da Marinha, o Almirante Tamandaré, é a glória da Marinha Brasileira.

“Se existe um ofício dos mais valorosos que exige não apenas profissionalismo, mas coragem, disciplina, determinação, abnegação e paixão, é o ofício de marinheiro. Ser marinheiro significa ser destemido, enfrentar a fúria das ondas do mar, ser desapegado em benefício da Pátria”, afirmou.

O parlamentar destacou que a Marinha do Brasil é a maior da América do Sul e da América Latina e que segue em constante busca de modernização para defender as águas nacionais. Destacou o trabalho realizado na Amazônia Legal e na chamada Amazônia Azul, formada por uma área de 3,5 milhões de quilômetros quadrados de espaço marítimo, onde apenas o Brasil pode explorar economicamente. “Navegação, pesca, turismo, geração de energia renovável e, principalmente, extração de petróleo e gás fazem parte da faixa oceânica fundamental para a economia e a soberania do Brasil”, salientou.

O deputado Danniel Oliveira considerou a homenagem justa porque, além de resguardar as fronteiras e as riquezas do Brasil, a Marinha “nos ensina a hierarquia, a disciplina, a abnegação. “A Marinha do Brasil é uma força moderna, preparada e motivada, com alto grau de independência tecnológica e que leva para seus integrantes valores de honra, de lealdade, de iniciativa, zelo, coragem, decisão, abnegação e principalmente de patriotismo, princípios que devem nortear também nossas ações como cidadãos brasileiros”, pontuou.

Durante a sessão, foram homenageados com a entrega de certificados a Capitania dos Portos do Ceará, representada pelo comandante, o capitão de mar e guerra Anderson Pessoa Valença, e a Escola de Aprendizes Marinheiros do Estado do Ceará, representada pelo comandante, o capitão de fragata Daniel Rocha.

Em nome das instituições militares homenageadas, o capitão de mar e guerra Anderson Pessoa Valença lembrou que foi a partir dos mares que a nação brasileira construiu a sua história e consolidou a independência com a luta e o sacrifício de milhares de brasileiros. Ele destacou o valor entre esses brasileiros do Almirante Tamandaré, patrono da Marinha Brasileira, que foi um grande líder naval, um exemplo de patriotismo. “Almirante Tamandaré lutou na Guerra da Independência para expulsar as tropas portuguesas após a Independência do Brasil; na Guerra da Cisplatina com as Províncias Unidas do Rio da Prata, e tantas outras batalhas pela preservação da unidade do território brasileiro”, informou.

Na solenidade, o deputado Manoel Duca e o assessor parlamentar dele, Wlisses Costa Scipião, receberam o Certificado Amigos da Capitania dos Portos do Ceará.

Também estiveram presentes na solenidade o almirante de esquadra Elis Tredler Oberg, membro do Conselho Deliberativo da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar); o coronel do Exército Luiz Fernando Oliveira dos Santos, representando a 10ª Região Militar; a tenente da aeronáutica Luciana Oliveira, representando a Base Aérea de Fortaleza; Jamiro Dias de Oliveira, presidente da Sociedade Amigos da Marinha(Soamar), o ex-deputado estadual Francisco Caminha, o vereador de Fortaleza Jorge Pinheiro (PSDB); oficiais da marinha; alunos da Escola Cívico-Militar Batalha do Riachuelo e a banda de música da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará.

WR/CG

Lido 565 vezes Última modificação em Quinta, 08 Dezembro 2022 18:12