Diretor do Colégio Christus aponta desafios do ensino para o futuro - QR Code Friendly
Segunda, 21 Novembro 2022 10:58

Diretor do Colégio Christus aponta desafios do ensino para o futuro

Conexão Assembleia recebeu o diretor geral do Colégio Christus e reitor do Centro Universitário Christus (Unichristus), José de Carvalho Rocha Conexão Assembleia recebeu o diretor geral do Colégio Christus e reitor do Centro Universitário Christus (Unichristus), José de Carvalho Rocha Foto: Bia Medeiros
Em participação no Conexão Assembleia, programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz) apresentado pela jornalista Kézya Diniz, desta segunda-feira (21/11), o diretor geral do Colégio Christus e reitor do Centro Universitário Christus (Unichristus), José de Carvalho Rocha, destacou a trajetória do grupo de ensino Christus e apontou os desafios da educação para o futuro.

A entrevista foi a segunda de uma série especial sobre educação no programa. Ele abordou os desafios e oportunidades pertinentes ao atual cenário de ensino do País.

Em relação aos principais desafios na área da educação, tanto no âmbito das escolas quanto do ensino superior, José de Carvalho Rocha ressaltou a questão da distância. No aspecto escolar, citou a experiência durante o período de pandemia como uma oportunidade de desenvolver habilidades e competências mesmo remotamente.

“Entendo que parte do conteúdo escolar pode ser trabalhado de forma remota, mas as aulas remotas não substituem o contato presencial, fundamental para a formação dos estudantes. Quando for possível, nós vamos tentar manter o ensino de qualidade e aliar isso com o ensino remoto, embora o grande problema em relação a tudo isso ainda seja a avaliação, ou seja, saber se o aluno aprendeu ou não o conteúdo”, pontuou o diretor.

José de Carvalho Rocha comentou ainda sobre a divisão que existe entre EAD e presencial. “Essa educação EAD praticamente só existe no Brasil. Em outros países, como Portugal, por exemplo, o EAD é um recurso pedagógico excelente, quando bem utilizado e quando o educador tem autonomia. No geral, a minha avaliação é de que parte do conteúdo também pode ser trabalhado remotamente, dentro das particularidades de cada curso”, explicou.

Para o diretor, no ensino superior, boa parte do conteúdo teórico pode ser desenvolvido remotamente, com exceção das atividades práticas. “Eu vejo um futuro em que, no ensino superior, cada vez mais as aulas teóricas serão remotas e as instituições irão investir na capacitação dos seus professores para aulas presenciais práticas, com os prédios se transformando em grandes laboratórios de aprendizagem”, projetou.

O Colégio Christus, conforme relatou, foi fundado em 1951 pelos seus pais, que administraram a instituição até a década de 1980, quando ele e seus irmãos passaram a se envolver na direção.

José de Carvalho Rocha salientou que a dinâmica de funcionamento da escola precisou passar por mudanças ao longo dos anos, evoluindo a cada momento, de acordo com as transformações da sociedade. “Nós não podemos ficar parados no tempo. Apesar das evoluções, alguns aspectos não mudaram, como o respeito ao próximo e a si mesmo, enfim, as regras e valores que defendemos”, comentou.

Hoje o grupo conta com cinco unidades, algumas funcionando em mais de um prédio, que são divididas a partir das faixas etárias. “Desde que começamos a nossa expansão, conseguimos manter a qualidade do ensino, aprimorando os nossos professores e educadores. E o que nos dá maior satisfação é encontrar no futuro o resultado do nosso trabalho, principalmente em relação aos alunos que tiveram mais dificuldade na aprendizagem”, observou o educador.

Sobre o trabalho desenvolvido pelo Unichristus, ele mencionou que, a partir de 1995, o ensino superior passou a ser contemplado pelo grupo Christus e, desde então, o crescimento dessa área tem sido contínuo.

“Nós começamos com cursos de Pedagogia e Administração de Empresas e, no início dos anos 2000, ampliamos a oferta de cursos para as áreas de Humanas e de Ciências de Saúde”, relatou, pontuando que, em 2012, foi possível alcançar todos os critérios exigidos para que o grupo se tornasse o primeiro centro universitário particular a funcionar no Ceará.

“Estamos continuando nessa evolução. Depois dos cursos de graduação, avançamos para os de mestrado e agora estamos tentando, nessa progressão, desenvolver o doutorado em algumas áreas”, adiantou José de Carvalho Rocha.

Conexão Assembleia, programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), é transmitido também nas redes sociais da Assembleia Legislativa do Ceará, no YouTube e no Facebook, às segundas-feiras, a partir das 8h.

A produção é veiculada também na TV Assembleia, às segundas-feiras, às 20h30. O programa fica disponível ainda no podcast da rádio FM Assembleia, bastando procurar o canal nas principais plataformas de áudio, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.

RG/AT

Lido 463 vezes Última modificação em Segunda, 21 Novembro 2022 15:49