Conexão Assembleia recebe o educador Nazareno Oliveira - QR Code Friendly
Segunda, 14 Novembro 2022 10:00

Conexão Assembleia recebe o educador Nazareno Oliveira

Conexão Assembleia conversa com o educador e diretor-geral do Colégio Master, Nazareno Oliveira Conexão Assembleia conversa com o educador e diretor-geral do Colégio Master, Nazareno Oliveira Foto: Paulo Rocha
O Conexão Assembleia, programa multiplataforma da rádio FM Assembleia (96,7MHz), recebeu, nesta segunda-feira (14/11), o educador e diretor-geral do Colégio Master, Nazareno Oliveira. Na entrevista à jornalista Kézya Diniz, o convidado abordou o empreendedorismo aplicado à gestão educacional e o propósito na formação de cidadãos.

Esse foi o primeiro programa de uma série especial sobre educação, que vai apontar os desafios e oportunidades pertinentes ao atual panorama de ensino do País.

Com longa carreira em instituições educacionais de Fortaleza, Nazareno Oliveira destacou da relevância do Ceará para a educação nacional. “O nosso Estado tinha a marca da miséria da fome, e hoje, o meu Ceará, o meu estado, tem a marca da educação, referência para o Brasil inteiro. Eu tenho orgulho em ser cearense”, pontuou.

O educador fez ainda uma breve avaliação dos empreendedores cearenses que se dedicaram à educação do Estado nas últimas décadas e da importância para o cenário de aprovações. “Nós resolvemos erguer a bandeira da educação na década de 1980, jovens empresários que tinham estudado no Sudeste. Juntamos várias estratégias para o Ceará. A competição acirrada entre as escolas particulares fez com o que o Ceará fosse projetado nacionalmente e internacionalmente”, assinalou.

O Colégio Master iniciou sua trajetória no ano de 1982. Dois anos depois, em 1984, firmou parcerias, que renderam frutos e culminaram na fundação de várias escolas da franquia, espalhadas pelo Nordeste.

“A gente queria mudar a história do Ceará e a gente descobriu um como. Chegava um aluno aqui no Sudeste e a gente logo perguntava o que tinha de interessante lá que ainda não tinha aqui. As primeiras apostilas chegaram ao Ceará via Arthur Bruno, hoje secretário de Meio Ambiente. Hoje temos gente fazendo história no mundo inteiro. O sonho brota das profundezas da alma. O sonho só se torna realidade quando se sonha junto”, acrescentou.

Nazareno é natural de Sobral, município que é referência internacional pelos bons índices de educação, e já atuou em escolas como o Colégio 7 de Setembro, Equipe, Lourenço Filho, Farias Brito, Batista, Marista Cearense, Imaculada Conceição, Geo Studio e Master.

O professor associa o sucesso educacional da cidade à influência dos padres no século passado. “Eu sou de Sobral. Dom José fez história em Sobral, era um daqueles padres que iam para o Vaticano, traziam a cultura europeia e traziam a nós".

Questionado sobre o diferencial para o sucesso empresarial, Nazareno dise que, quando tem entrega, as pessoas reconhecem. Eu precisava de um diferencial. O meu era receber os alunos na porta e abraçar no dia do aniversário, saber o nome completo dos alunos e dos pais. Isso gerava afetividade, diferencial humano, Nós temos crescido porque nos entregamos”, pontuou.

Sobre a pandemia de Covid-19 e os desafios educacionais, Nazareno observou que a tecnologia passou a ser assessora da educação. "Nós precisávamos da tecnologia para superar esse momento e conseguimos, com bons resultados. O Master já fazia uso do digital antes da pandemia”, adiantou.

O educador destacou ainda as aprovações das escolas cearenses no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Instituto Militar de Engenharia (IME). “A educação personalizada tem grandes dispêndios. Nós somos o estado que mais aprovamos no ITA e no IME e, muitas vezes, uma aprovação muda a vida de uma família por inteiro. Muda o destino das pessoas. Aprova quem tem as melhores técnicas didáticas para os alunos”, afirmou.

O Conexão Assembleia é veiculado na rádio FM Assembleia, no YouTube e no Facebook, a partir das 8h, e na TV Assembleia (canal 31.1), às 20h30. Tem apresentação da jornalista Kézya Diniz e produção de Kássia Braga. Durante o dia, também é disponibilizado no podcast da rádio, nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.

JI/AT

Lido 557 vezes Última modificação em Segunda, 14 Novembro 2022 13:49