Identidade Cultural estreia neste sábado especial Consciência Negra - QR Code Friendly
Sexta, 04 Novembro 2022 16:53

Identidade Cultural estreia neste sábado especial Consciência Negra

O programa Identidade Cultural, da TV Assembleia (canal 31.1), estreia neste sábado (05/11), o especial “Consciência Negra”, lembrando a data comemorada em 20 de novembro.

O programa vai apresentar durante o mês de novembro quatro episódios dedicados a mostrar projetos e histórias protagonizados por artistas negros e negras do Ceará. Também serão mostradas iniciativas que resgatam e valorizam a cultura afro-brasileira.

Na edição deste sábado, o Identidade Cultural vai apresentar a trajetória do Maracatu Nação Pici, grupo iniciado dentro de uma escola pública municipal de Fortaleza, que reúne moradores do bairro João XXIII em torno da tradição do Maracatu. Para contar a história do grupo, participa o coordenador, Carlos Brito.

Fundado em 2009, Associação Cultural Afro-Brasileira Maracatu Nação Pici surgiu a partir da concepção de um projeto escolar do bairro Planalto Pici, onde ganhou rapidamente a adesão de alunos e demais moradores do bairro, ultrapassando os muros da escola e ganhando a Avenida Domingos Olímpio. Atualmente, o grupo conta com mais de duzentos brincantes com a participação ativa no Carnaval de Rua de Fortaleza desde 2009, sob a coordenação de Carlos Brito.

A associação, em parceria com outras entidades culturais do bairro, tem contribuído para a tomada de consciência, empoderamento e valorização da cultura afro-descendente, através da realização de diversas atividades sócio-culturais e educativas o ano inteiro. Desde 2009, realiza o projeto Educação Não Tem Cor, que tem como objetivo minimizar o racismo e as diferenças existentes na comunidade.

Os telespectadores serão convidados ainda a um passeio pelo Centro da capital cearense, conhecendo lugares que têm forte ligação com a cultura negra, como Praça dos Leões, Passeio Público, Igreja do Rosário, dentre outros.

Também serão destaques no programa locais de Fortaleza que têm ligação histórica com a cultura negra. Para falar sobre esses lugares, participa o historiador e professor Marley Correia.

Outra atração do programa é a trajetória da cantora e atriz Luiza Nobel, que entrega produções de ritmo forte e swingado, com influências do pop, MPB, samba e soul. A artista, aos 23 anos, alcança a versatilidade e disposição de seguir uma carreira de cantora em paralelo com sua vida universitária, cursando Música no Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Economia Ecológica na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Dentre seus projetos musicais, em 2014 lançou seu primeiro EP virtual, intitulado “Classiporânea”. Luiza resgata compositores consagrados como Vinicius de Moraes, Chico Buarque e Tom Jobim, onde expressa contraste com músicas de Marcelo Jeneci, Cazuza, Rita Lee entre outros.

Durante os sábados de novembro, o público do Identidade Cultural também poderá conhecer sobre os seguintes projetos: Escola Mukambu de Cultura, Casa Okan, Tambores Afro Baião de Itapipoca, Bloco Afoxé Acabaça, portal Ceará Criolo, Coletivo Trup’irambu, grupo Teatro na Porta de Casa, banda Mais Melanina, projeto Residências e Intercâmbios do Porto Dragão, Coco das Goiabeiras Rainha do Mar e Bumba Meu Boi Canarinho.

O Identidade Cultural - especial Consciência Negra é uma realização da célula de Arte e Cultura da TV Assembleia, apresentado por Aline Cavalcanti, com produção de Marcello Marreiro, Adriano Alves e Virna Cavalcante. A coordenação é de Clara Pinho, edição de imagens de Daniel Cardoso e reportagens de Gleick Freitas.

WT/LF/Com Assessoria

Lido 682 vezes