Projeto de mineração de urânio é um dos temas do programa Narcélio Limaverde - QR Code Friendly
Segunda, 29 Agosto 2022 14:31

Projeto de mineração de urânio é um dos temas do programa Narcélio Limaverde

O programa Narcélio Limaverde, da FM Assembleia (96,7MHz), desta terça-feira (30/08) recebe a conselheira do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, Virgínia Berriel. Na pauta, a visita promovida pelo órgão ao município de Santa Quitéria para estudar o projeto de mineração de urânio e fosfato na cidade.

O intuito foi verificar possíveis violações de direitos humanos, resultado do projeto. Em maio deste ano, o Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM) recebeu denúncias da aprovação do empreendimento para a exploração de urânio e fosfato a céu aberto por meio de explosões. Segundo a equipe, há um risco de grave ameaça aos direitos humanos e socioambientais no Ceará devido ao impacto no açude Edson Queiroz, às pilhas de rejeitos e aos potenciais riscos para a saúde humana e ambiental.

A terceira-secretária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputada Érika Amorim (PSD), também participa para avaliar projeto em análise no Senado que obriga as operadoras de planos de saúde a cobrirem tratamentos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A proposta, PL 2.033/2022, que teve aval da Câmara dos Deputados, propõe prosseguir com tratamentos que podem ser excluídos da cobertura do plano de saúde após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que em junho determinou que o rol de procedimentos e eventos em saúde tem caráter taxativo, ou seja, as operadoras de saúde estão desobrigadas de cobrir o que não estiver especificado no documento.

E ainda será entrevistada a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), Vanessa Soldatelli, que fala sobre a vacinação antirrábica para profissionais da área animal.

A Prefeitura de Fortaleza promove vacinação antirrábica em profissionais que têm contato direto com animais domésticos ou selvagens nos 35 postos de saúde da capital de segunda a sexta, das 7h30 às 18h30.

No quadro Conversando a Gente se Entende, a coordenadora do Núcleo de Mediação de Conflitos da Assembleia, Raisa Pontes, fala sobre locação por temporada do bem imóvel residencial.

Já no quadro Direitos na Terceira Idade participa o orientador da Célula de Aposentadoria da Assembleia, Denilson Oliveira, que traz mais informações sobre a aposentadoria do trabalhador rural.

Com a apresentação da jornalista Kézya Diniz, o programa Narcélio Limaverde vai ao ar de terça a quinta-feira, das 8h às 9h, na FM Assembleia (96,7MHz). Também é possível acompanhar a atração em vídeo, pelo YouTube e Facebook da AL. A partir das 12h, o programa estará no podcast Rádio FM Assembleia, disponível nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.

LV/CG

Lido 727 vezes Última modificação em Segunda, 29 Agosto 2022 15:47