Atividades da Infância e Adolecência - QR Code Friendly

Da Infância e Adolescência

Pautas Atas Audiência Seminário Visita Atividades Externas Relatório Outros

Outros

IX ENCONTRO DA MAGISTRATURA, DO MINISTÉRIO PÚBLICO E DA DEFENSORIA PÚBLICA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DO ESTADO DO CEARÁ - 23/08/2018
IX Encontro da Magistratura, do Ministério Público e da Defensoria Pública da Criança e do Adolescente do Estado do Ceará, a realizar-se nos dias 23 e 24 de Agosto de 2018.
CÚPULA LATINO - AMERICANA PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RUA COM O TEMA “CONSTRUINDO UM MUNDO PARA TODAS AS CRIANÇAS” - 27/06/2018
Data: 27 a 29 de junho,
Local: SEBRAE,
Endereço: Av. Monsenhor Tabosa, 777 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE.
A Cúpula tem como objetivo consolidar uma rede internacional ampla e participativa de pessoas e organizações pela defesa da infância e adolescência em situação de rua. Oito países já compõem a coalizão, compartilhando experiências, metodologias e construindo estratégias para ações que tenham efetivo impacto na vida dessa população.A programação e outras informações podem ser acessadas no site: https://www.cupularidiacc.org/
LANÇAMENTO DO SERVIÇO: FAMÍLIA ACOLHEDORA - TEMPO DE ACOLHER. - 07/06/2018
A Prefeitura de Fortaleza promove o Lançamento do Serviço: Família Acolhedora - Tempo de Acolher. No Auditório do Paço Municipal, rua São José,01 - Centro.
APRESENTAÇÃO DO PROMOTOR LUCIANO TONET DA 6ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DO CEARÁ. - 17/05/2018
A Comissão de Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa recebeu, na manhã desta quinta-feira (17/05), o promotor da 6ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Fortaleza, Luciano Tonet, o vereador e presidente da Associação dos Conselheiros e Conselheiras Tutelares do Estado do Ceará (Acontesce), Eulógio Neto (PSC).
Luciano Tonet explicou que uma das maiores dificuldades no tocante ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes é a falta de dados concretos sobre os abusos (quantidade, localização, quem comete, etc.).
De acordo com ele, não há rede oficial e os números que chegam ao Ministério Público, via organizações que atuam nesse combate, não coincidem entre si. “Há uma grande dificuldade porque muitas situações de abuso não são denunciadas e vêm de onde menos se espera”, considerou.
Entretanto, segundo Tonet, o Ministério Público vai apresentar ações no sentido de fiscalizar as verbas que são direcionadas a políticas de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Já o vereador Eulógio Neto anunciou o lançamento da Campanha Eu Enfrento, movimento de conscientização e prevenção contra o abuso sexual de crianças e adolescentes. Ele informou que a campanha abrange todo o Estado, e que contará com diversas ações voltadas para o diálogo com a sociedade acerca do tema. O vereador também levantou a problemática da ausência de uma rede de dados que embase as políticas públicas.
A deputada Bethrose (PP), que preside a comissão e conduziu a reunião, ressaltou a necessidade de denunciar e divulgar o Disque Denúncia Nacional (Disque 100), número por meio do qual as denúncias podem ser realizadas de forma anônima.
A parlamentar considerou que o número de denúncias subiu, mas que os casos de abuso ainda existem. “O abuso pode acontecer dentro da família, e geralmente da parte de pessoas que não tem perfil de abusador, então precisamos denunciar esses casos e não permitir que nossas crianças sejam atingidas por esse tipo de situação”, disse.