Júlio César Filho nasceu em Maracanaú no dia 3 de abril de 1986 em uma família com dois irmãos: o médico pediatra Thiago Costa Lima e o acadêmico de Administração de Empresas, Pedro Neto. Ainda criança, ele acompanhava o pai, então vereador e presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, o economista Júlio César Costa Lima, nos diversos compromissos e nos desafios que se apresentavam no município. A forte identidade de sua família com as causas maracanauenses levou seu pai à Prefeitura de Maracanaú por três mandatos e ao Legislativo Estadual por duas legislaturas. Sua mãe, Meire Costa Lima, assumiu a Secretaria de Ação Social e ocupou cadeira do Legislativo Estadual de 2001 a 2004.
Aos 16 anos, ingressou na militância partidária e como resultado de sua identidade junto ao povo de sua terra e seu compromisso com as causas da juventude do Ceará, Júlio César Filho foi eleito, aos 24 anos, deputado estadual pelo PTN para a legislatura 2011-2014.
Na Assembleia Legislativa, atuou como Ouvidor na Casa e Presidente da Comissão de Juventude e da Comissão de Orçamento Finanças e Tributação. Desempenhou também as funções de Coordenador do Projeto Atlas de Divisas Georreferenciadas dos Municípios Cearenses, encarregado de solucionar divergências nos limites intermunicipais no Estado. Atuou como Vice-líder dos Governos Cid Gomes e Camilo Santana e ocupou o cargo de 3º Secretário da Mesa Diretora da Casa, colegiado que dirige os trabalhos do Parlamento. Com isso, participou das decisões sobre a pauta de matérias a serem priorizadas nas votações.
Formado em engenharia civil, casado e pai de um filho, Júlio César Filho, atualmente, com 32 anos de idade, está no terceiro mandato consecutivo de deputado estadual e assume a Liderança do Governo Camilo Santana na Assembleia Legislativa.
Atuação parlamentar
O Dep. Júlio César Filho foi responsável pela defesa e a relatoria dos principais projetos que beneficiaram servidores públicos e a população cearense em geral. O parlamentar relatou o projeto que instituiu o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde. Em fevereiro de 2018, a Assembleia aprovou o adicional de insalubridade de 20% sobre os vencimentos da categoria. A matéria foi aprovada com emenda de autoria de Júlio César Filho, adequando o texto à legislação federal e dando mais segurança jurídica para esses profissionais.
Júlio César Filho foi um dos parlamentares a liderar a votação da promoção dos policiais e bombeiros militares, defendeu a implantação do Bilhete Único Metropolitano, e foi responsável por ampliar esse benefício com número de integrações ilimitadas por dia. Com sua ajuda, o horário do Metrofor foi ampliado. Ele relatou o projeto que resultou na contratação de 148 novos funcionários. Júlio César Filho também é autor do projeto de cria, em Maracanaú, a Delegacia Especializada em Homicídios, aprovado pela Assembleia em julho de 2018.
Além de legislar e fiscalizar as ações do Executivo, o parlamentar tem o importante papel de representar a população e cobrar do governante a aplicação do dinheiro público em ações de interesse da comunidade. E é isso que Júlio César Filho tem feito diariamente para garantir obras e projetos do Governo do Ceará.
ComissõesConstituição, Justiça e Redação (Membro) Defesa Social (Membro) Direitos Humanos e Cidadania (Vice-Presidente) Fiscalização e Controle (Membro) Industria, Comercio, Turismo e Serviço (Membro) Juventude (Vice-Presidente) Orçamento, Finanças e Tributação (Membro) Trabalho, Administração e Serviço Publico (Membro)
Proposições (Produção Legislativa)
|